tenha posts ilimitados

1 de maio - dia da literatura brasileira | ensino

O dia 1o de maio é celebrado no Brasil como o Dia da Literatura Brasileira, uma data importante para homenagear os grandes nomes de nossa literatura e também refletir sobre a importância da leitura e da escrita na formação educacional e cultural do país.

A data foi instituída em 1931 pelo então ministro da Educação e Saúde Pública, Francisco Campos. A ideia era criar um dia para exaltar os valores da literatura nacional e incentivar o hábito da leitura entre os estudantes brasileiros.

O dia 1o de maio foi escolhido por ser a data de nascimento de um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos: Machado de Assis. Nascido em 1839 no Rio de Janeiro, Machado de Assis foi um autor multifacetado, cultivou diversos gêneros literários como romance, conto, crônica, poesia e teatro.

Sua obra prima, que o alçou à condição de primeiro escritor genuinamente brasileiro a obter projeção internacional, foi o romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de 1881. Outras obras famosas são Quincas Borba, Dom Casmurro e Esaú e Jacó.

Machado de Assis foi também o fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, instituição criada em 1897 para fomentar e regular a literatura escrita em língua portuguesa no Brasil.

Portanto, o Dia da Literatura Brasileira é uma justa homenagem a este escritor genial e, por extensão, a todos os autores que contribuíram para o desenvolvimento da nossa literatura ao longo dos séculos.

Nas escolas, o dia pode ser celebrado com atividades que estimulem o gosto pela leitura entre os alunos. Sugestões são feiras de livros, encontros com escritores, concursos literários, apresentações teatrais, leitura de textos brasileiros, etc.

A data também serve como um alerta sobre a importância de políticas públicas de incentivo à leitura e à literatura brasileira, para formação de novos leitores e escritores. Afinal, a literatura é parte fundamental da identidade cultural de um povo.

1 de maio - dia da literatura brasileira | ensino

É bem difícil encontrar alguém que ainda não tenha lido esse livro. É um dos clássicos do autor que busca analisar as diversas questões universais que atravessam a alma humana, como o amor, o sofrimento, a violência, a força e a alegria. Leiam, recomendamos muito. #livro #literatura #AhazouEdu #literaturabrasileira #educação #classicos

Um livro que conta a história de dois jovens. Um romance abolicionista que apresenta a trajetória marcada pelo casal e os diversos empecilhos para concretizar o seu amor. Uma clássico da nossa literatura. #livro #literatura #AhazouEdu #literaturabrasileira #educação #classicos

Um dos livros clássicos da literatura brasileira. Se ainda não leu, aconselhamos que leia. O livro é o diário de Maria Carolina de Jesus, uma catadora de papel de São Paulo com 3 filhos, nele ela conta e registra sua rotina diária, mostrando a dura realidade de como era a sua vida morando naquela periferia. #livro #literatura #AhazouEdu #literaturabrasileira #educação #classicos

Este livro, além de ser um clássico da nossa literatura, traz a história de meninos pobres e infratores que vivem em um cais na praia de Salvador, na Bahia. Girando em torno principalmente da falta de oportunidade para tantos jovens no país. Uma leitura importantíssima. #livro #literatura #AhazouEdu #literaturabrasileira #educação #classicos

O primeiro e mais famoso livro da autora, é um romance que traça narrativas paralelas entre a história de um vaqueiro e sua amada. Se ainda não, está perdendo muito. #livro #literatura #AhazouEdu #literaturabrasileira #educação #classicos

conheça o app ahazou, com mais de 350 mil ideias e conteúdos prontos para você postar durante o ano inteiro!